Coxinha! Só de ler esse nome já da água na boca. Se for acompanhada por refrigerante ou caldo de cana, nem se fala. Podendo ser preparada de diversas formas, não existe evidências de onde surgiu o salgado. Porém, existe algumas histórias que contam como surgiu a coxinha, se elas estão corretas já são "outros quinhentos".
Quem inventou a coxinha?
Dizem por aí que esse delicioso petisco surgiu em algum momento entre 1880 e 1900, no Brasil Colônia, graças um dos filhos do Conde d'Eu e da Princesa Isabel, que fora criado longe da corte, na fazenda, por ser considerado uma criança "especial".
O garoto só gostava de comer coxas de frango. Certo dia, um das cozinheiras da fazenda notou que não havia coxas de galinha suficiente para o almoço, então, já prevenindo que o garoto faria um escândalo pela falta de seu alimento favorito, desfiou outras partes do animal e colocou em uma massa preparada à base de batata e farinha.
O garoto gostou tanto do petisco que espalhou por toda a fazenda. Logo, a imperatriz Tereza Cristina quis experimentar a coxinha. Aquela cozinheira parecia mesmo saber fazer o aperitivo, pois, a imperatriz também adorou. Sem titubear, Cristina, ordenou que a receita fosse passada ao mestre da cozinha imperial.
No boca a boca, a coxinha, chegou aos salões da nobreza brasileira. Daí por diante, não se parou mais de falar nessa maravilha. Hoje, a coxinha é o salgado mais consumido do Brasil e a tendência é que continue sendo assim por longos e bons anos.
Cópia ou invenção?
Outra história conta que a coxinha não passa de uma cópia do arancino, uma especiaria italiana criada no século X, na Sicília. Os brasileiros teriam se inspirado na receita no século XIX, durante o período de industrialização de São Paulo.
Na verdade, também não existem evidências que comprovem quando e como surgiu esse outro salgado. Mas é sabido que surgiu antes da coxinha.
Existem muitas formas de preparar o arancino, todavia, é tradicionalmente feito de arroz com carne picada.
achei dimais gente rs nunca parei pra pensar onde poderia ter surgido mais a 1 historia faz sentido
ResponderExcluiraté
http://www.loucaapaixonada.com
Confesso que amo coxinhas, mas que nao imaginava a sua origem, amei saber um pouco mais sobre essa delicia que gosto muito de ingerir.
ResponderExcluirbeijos!
www.garotadelicada.com.br
Uau! Amamos conhecer sobre a origem da coxinha! Mesmo como citou: alguns dizem que pode ser cópia, a história bastante original!
ResponderExcluirCOXINHA <3! Amamos!
Beijos.
www.princesasdorei.com.br
HAHAHAHAHAHA adorei o post! Meus mais sinceros agradecimentos pra Princesa Isabel
ResponderExcluirUm abração!
Mile do vishamiga.blogspot.com ❤